
Tubos para caldeira: veja os tipos e o que considerar ao fazer sua compra
Os tubos para caldeira devem ter uma característica importante, a de suportar altas temperaturas e pressões. Com isso, garantem o bom funcionamento de sistemas de geração de vapor e calor.
Existem diversos tipos, cada um com determinada função, podendo ser escolhida para um projeto específico. Vem conhecer os diferentes tipos, suas qualidades e como escolher o tipo ideal para sua necessidade.
Boa leitura!
Tipos de tubos para caldeira
Os tubos para caldeira são usados em caldeiras, geradores de vapor, trocadores de calor, aquecedores, evaporadores, condensadores e serpentinas. Eles são aptos a serem expandidos, flagelados e curvados.
Separamos os principais tipos de tubos para caldeira, conheça onde eles são indicados e suas características.
Tubos de aço carbono
Possui alta resistência mecânica e tem um custo mais acessível, indicado para aplicações em temperaturas moderadas e pressões mais baixas. Contudo, sua resistência à corrosão deve ser observada em ambientes mais agressivos.
Tubos de aço inoxidável
Já este tipo de tubo é indicado para caldeiras que operam em condições severas de pressão e temperatura. Possuem alta resistência à corrosão, oxidação e desgaste, garantindo maior durabilidade e segurança. Apesar de ter um custo mais elevado que os demais, ele pode ter uma vida útil melhor que os demais.
Tubos sem costura
Fabricados sem solda, ele garante maior uniformidade estrutural e resistência a falhas. Com isso, é ideal para projetos que demandem alta segurança, como no caso de caldeiras industriais e sistemas de alta pressão.
O que considerar na hora da compra do tubo para caldeira
Para ter certeza de que está fazendo uma escolha assertiva, veja alguns pontos que devem ser considerados na hora de comprar seu tubo para caldeira.
- Pressão e temperatura necessária: o tubo deve suportar a pressão e temperatura da operação. Caso o tubo não seja próprio, pode causar falhas e aumentar o risco de acidentes;
- Resistência a corrosão: caso a caldeira esteja exposta a substâncias corrosivas ou umidade, é importante optar por um material resistente, como o aço inoxidável ou ligas especiais;
- Normas: os projetos devem seguir as normas, verifique se o tubo para caldeira segue as normas regulamentadoras e se possuem os certificados conforme os padrões de segurança;
- Fabricante: tanto o fabricante quanto o fornecedor devem ter um histórico de qualidade. Quando são confiáveis, conseguem ajudar na melhor escolha para seu projeto;
- Custo-benefício: o preço não deve ser o fator determinante para a escolha do tubo para caldeira, sua durabilidade, manutenção e desempenho devem ser os demais pontos a serem conferidos.
Na SP Aços você encontra as melhores opções de tubos para caldeira com a mais alta qualidade e certificada pelas normas reguladoras nacionais e internacionais. Aproveite e conheça também nossa linha completa de tubos de aço e perfis laminados.
Nossa equipe de vendas é altamente especializada em oferecer as melhores soluções para que cada um de nossos clientes possam ter suas demandas supridas.
Confira nosso blog e saiba mais sobre nossos tubos de aço, perfis e vigas laminadas, barras trefiladas e chapas de aço!